Navegue por Categoria:

Quem Somos

A EcomAmor

A EcomAmor surgiu da vontade de reunir pessoas e agir coletivamente. Existe algo mais poderoso do que reunir pessoas para trabalhar com a terra, cuidando, semeando, colhendo e comendo coletivamente? Acreditamos que não!

A primeira iniciativa buscou reunir informações de relacionadas à segurança alimentar e incentivar hábitos alimentares mais saudáveis. Assim, em 2015, foi criado o Clube dos Orgânicos, um grupo no Facebook para a troca de Informações relevantes sobre alimentação orgânica em Goiás. Em setembro de 2016, a primeira semente da EcomAmor foi plantada com a implantação de uma horta urbana em Goiânia. A partir das praças, começamos a realizar, em 2017 e 2018, hortas em escolas públicas de Goiânia e região metropolitana, centros de atendimento psicossocial e também no CASE – Centro de Atendimento Socioeducativo de Goiás.

Cuidar da terra, reunir voluntários, aproximar pessoas: a história da EcomAmor não é linear, pois parte das experiências e aprendizados de quem é do campo, da cidade, do orgânico, da agricultura familiar, da escola, da agrofloresta, da permacultura – e por aí vamos longe!  Em 2019,  realizamos encontros de formação pedagógica, dias de horta e dias de manutenção de horta em 6 instituições de ensino da rede pública de Goiás. Paralelamente, promovemos eventos como o Dia de campo, o Cine EcomAmor e o Grupo de Estudo “Criança e Natureza”, estreitando laços com a comunidade.

A partir de 2019, tudo mudou. Estar perto das escolas públicas, conhecendo pessoas educadoras, funcionárias, merendeiras, famílias e estudantes, foi fundamental para entendermos que o nosso lugar é atuando diretamente com educação. A cooperação entre diferentes saberes  que atravessam a horta escolar como a agroecologia, a alimentação, a compostagem, as sementes e a comunidade, nos permite pensar no todo e agir localmente.  Percebemos com nosso trabalho que a escola pública é um lugar de potência e diversidade e é a partir dela que conseguimos refletir sobre a nossa prática, seja expandindo nossa atuação em instituições privadas e empresas ou mesmo com a comunidade, compreendendo espaços formais e não-formais de educação. Acreditamos na frase “Pensar global e agir local” e trabalhamos para transformar pessoas em sementes, agentes de mudança, em sua escola, bairro e cidade. Existimos no encontro entre diversas áreas do saber e na produção do conhecimento através da experiência, portanto, nossa equipe é diversa e a partilha é constante!

 

Manifesto EcomAmor

Somos hoje mais de 7 bilhões de pessoas habitando o planeta Terra. Apesar dos avanços tecnológicos que nos possibilitam conectar com diferentes pontos do planeta em poucos instantes, vivemos um processo de desconexão profunda conosco, com as outras pessoas e com a natureza da qual fazemos e somos parte.

Estamos desconectados da terra que nos nutre, do solo que habitamos, do ar que respiramos e da água que nos constitui. Vivemos também uma desconexão das nossas raízes comunitárias, histórias, memórias e identidades, e da nossa capacidade de coabitar um mesmo espaço de maneira harmônica e respeitosa para com a diversidade que nos caracteriza. 

Essa desconexão dos processos naturais e do nosso entendimento do que é viver em comunidade nos levou a um quadro de adoecimento do nosso próprio corpo, das nossas relações pessoais e de trabalho, dos nossos espaços de convivência e das nossas cidades e países.

Acreditamos que uma mudança de paradigma é urgente e indispensável se quisermos seguir coabitando o planeta Terra e, para nós da EcomAmor, o caminho para essa mudança é pela educação!

Promover cidades mais saudáveis por meio de experiências de aprendizagem e conexão das pessoas à alimentação e ao meio ambiente é nossa grande missão. Mais do que ensinar sobre plantio ou alimentação saudável, buscamos criar conexões e reflexões a partir de práticas educativas que falem de cuidado, criação de vínculos e fortalecimento de comunidades! 

Missão, Visão e Valores

MISSÃO
MISSÃO
Conectar pessoas para potencializar ações transformadoras em suas comunidades através da educação, da alimentação e da agroecologia nas cidades
VISÃO
VISÃO
Ser referência na transformação de pessoas em agentes de mudança para a construção de cidades sustentáveis até 2022
VALORES
VALORES
Engajamento de Comunidades; Transformação através da Educação; Natureza como Mestra; Trabalho coletivo com Propósito; Experiência pela Aprendizagem

Equipe

Linha do Tempo

Mantenedores

Image
Image
Image

Parceiros

DOE