Navegue por Categoria:

Saiba como foi o Festival Educação para o Presente

 

 

Em comemoração aos nossos 5 anos e com o intuito de estimular a aproximação da comunidade com a educação socioambiental,  nos dias 29 e 30 de setembro, realizamos o Festival Educação para o Presente. 

O Festival nasceu da nossa vontade de abrir novos caminhos para refletir sobre a educação que temos hoje e propor ações para alcançar  a educação que queremos no futuro. 

O festival, que aconteceu junto ao centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, buscou inspirações nas contribuições do educador sobre a educação como base para a transformação da sociedade para pensar maneiras de educar no tempo presente.

“Convidamos as pessoas a pensar conosco a educação no presente pois é preciso reivindicar o direito à educação de qualidade para todas pessoas e compreender o momento de crise como a possibilidade de ruptura de paradigmas para a criação e invenção de novas práticas pedagógicas e para o fortalecimento da cidadania”, definiu Jordana Oliveira, diretora de comunicação e marketing da EcomAmor, “Os temas do festival são pilares da EcomAmor e nessa celebração de 5 anos, queríamos expandir os diálogos para além da comunidade escolar, nossos beneficiários diretos, e construir pontes com pessoas de outras organizações que também atuam construindo novos caminhos de transformação dentro da educação”, concluiu.

Homenageado

Educador e filósofo,  Paulo Freire é um dos principais nomes da pedagogia brasileira. Sua obra, assim como sua trajetória, se destaca pela defesa da educação como prática da liberdade. Seu método de ensino visava não apenas a alfabetização, mas a formação de cidadãos conscientes de seus direitos. Devido suas contribuições no campo do ensino, o educador foi declarado patrono da educação brasileira em 2012. Em 2021, é comemorado o centenário de seu nascimento. 

 

Que tal descobrir um pouquinho do que aconteceu nos dias do evento?

 

Rodas de conversa 

As rodas de conversa foram as principais atrações do festival e  abordaram  temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e pilares da atuação da EcomAmor: educação, agroecologia, alimentação e comunidade.

A primeira roda de conversa do festival, Agroecologia, agrofloresta e agricultura familiar: o protagonismo das mulheres, contou com a mediação de Fernanda Siqueira , coordenadora de experiências de aprendizagem da EcomAmor e trouxe como convidadas  Elizabeth Guimarães, produtora rural de orgânicos,  Dinalva Donizete Ribeiro, professora no setor de desenvolvimento rural da Escola de Agronomia da UFG e Terezinha de Souza, produtora rural.

Na sequência, ocorreu a mesa, A importância do voluntariado para o fortalecimento da cidadania, com a participação de  Marisa Brandão,  Junior Achievement, Gabriel Marmentini, Politize / ACBG e mediada pela diretora de relações institucionais e fundadora da EcomAmor,  Jordana Mendonça. 

O segundo dia de festival começou com a mesa, Metodologias de ensino-aprendizagem para a construção de escolas mais saudáveis e sustentáveis e teve como convidados  Ana Bárbara Ramos, educadora no Semente – Escola de Educação Audiovisual, Felipe Leal, educador, Semente – Escola de Educação Audiovisual e Bárbara Lopes, projeto Semeando Futuros no Instituto EcomAmor. A mediação ficou a cargo da diretora de comunicação e marketing da EcomAmor, Jordana Oliveira.

O encerramento do evento ficou por conta da roda de conversa, Merenda escolar e o direito à alimentação na pandemia, com mediação de Bárbara Lopes, diretora de invenções da EcomAmor e  presença de Douglas Mota, Conselheiro Municipal Alimentação Escolar – CAE de Goiânia,  Camila Loiola de Castro, CECANE UFG, e Oneida Fernandes Pereira, professora e participante do projeto Semeando Futuros. 

 

 

 

    Deixe seu comentário

    Seu endereço de e-mail não será publicado.*

    Fale com a gente
    Enviar Mensagem