Navegue por Categoria:

Oficinas Horta e Comunidade

As Oficinas Horta e Comunidade são as segundas oficinas do Percurso Multiplicar do Projeto Semeando Futuros. O objetivo é conscientizar sobre o potencial e a necessidade do trabalho colaborativo para uma comunidade unida e engajada, sendo o espaço da horta uma possibilidade de propósito compartilhado e muitos aprendizados.

Iniciamos as Oficinas com a Atividade de Sensibilização, buscando sempre criar momentos de sensibilização que possam despertar os diferentes sentidos, abrir espaço para as emoções serem expressadas ou ativar o corpo como um todo. Esse momento é um espaço para a criatividade sendo idealmente construído e pensado a partir do contexto da sua comunidade escolar.

Em seguida roda, os estudantes são questionados quanto aos motivos para se ter uma horta, e convidados a fecharem os olhos e visualizarem a horta de seus sonhos, sendo estimulados a pensar sobre recursos não apenas materiais, mas também humanos relativos ao conhecimento, à força de trabalho, à comunidade e à cooperação.

Por fim, convidamos os estudantes e pessoas educadoras a realizar práticas agroecológicas na construção e manutenção da horta escolar, e atividades práticas de trato com a horta, como o Ninho da Horta, que inclui preparo e cuidados do solo – colocar composto e revirar um pouco a terra; biodiversidade e introdução ao consórcio – distribuir as mudas no canteiro; plantio de mudas; cobertura vegetal do canteiro – manutenção de umidade, nutrientes em decomposição e proteção do sol extremo. Além do Ninho do Viveiro, que consiste em fazer sementeiras, fazer placas de identificação, preencher a folha do diário de horta – organização do trabalho colaborativo, com atividades de manutenção, colheita e guardiões do viveiro.

Com as Oficinas Horta e Comunidade esperamos mostrar que é no contato com a diversidade que aprendemos a respeitar e dialogar, a acessar a inteligência coletiva e diferentes pontos de vista, a tecer acordos de convivência e compartilhar responsabilidades e decisões.

    Deixe seu comentário

    Seu endereço de e-mail não será publicado.*

    Fale com a gente
    Enviar Mensagem