Navegue por Categoria:

Oficinas em Escolas: Cerrado e Alimentação

Você conhece o trabalho com oficinas realizado pela EcomAmor em Escolas Públicas de Goiás no projeto Semeando Futuros?

As oficinas são um momento importante de experiência de aprendizagem e troca entre a metodologia da EcomAmor e as comunidades escolares. São encontros que envolvem momentos de sensibilização, troca de aprendizados e prática de atividades que tragam mais conexão com a educação socioambiental. O foco das oficinas está na formação dos estudantes, além de contemplar e auxiliar pessoas educadoras a desenvolverem seus projetos socioambientais na escola e também a implementarem as metodologias da EcomAmor trabalhadas nos percursos anteriores (Germinar e Plantar). É um momento de multiplicar os conhecimentos, as reflexões e as trocas adquiridas para a criação e manutenção de escolas mais saudáveis.

As oficinas ocorrem no interior do Projeto Semeando Futuros, que consiste na realização de uma formação pedagógica socioambiental continuada com instituições de ensino do Estado de Goiás entre maio de 2021 e dezembro de 2022. O Semeando futuros tem como eixo norteador a tríade “Cabeça, Coração e Mãos” e a metodologia dos “Ninhos de Aprendizagem” por meio de uma abordagem educacional sistêmica que contempla
o desenvolvimento integrado dos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor de seus participantes. Empregamos metodologias ativas de aprendizagem e um processo de escuta atenta e diálogo aberto, com o intuito de despertar e ativar o interesse de crianças, adolescentes e das pessoas educadoras em práticas sustentáveis cotidianas que envolvam a horta, a alimentação saudável, a compostagem, o aproveitamento integral de alimentos, a relação das pessoas com os espaços habitados e as relações humanas em geral, incentivando projetos socioambientais dentro das escolas.

No mês de setembro, as Oficinas tiveram a temática Cerrado e Alimentação, que visa tratar do nosso bioma do cerrado e os usos e tradições ligados aos alimentos ofertados por ele, estimulando a valorização, a preservação e o cuidado com o lugar que habitamos, com as pessoas que aqui vivem e com nós mesmos.

    Deixe seu comentário

    Seu endereço de e-mail não será publicado.*

    Fale com a gente
    Enviar Mensagem