O Festival Educação para o Presente já acabou, mas deixou muitos aprendizados!
O Festival foi um ambiente rico de troca de experiências, aprendizado, motivação e ludicidade. No primeiro dia (14), ocorreram duas rodas de conversa online, no Youtube da EcomAmor. Na primeira, intitulada OSCs que transformam a educação em Goiás, Fernando Leão (ICMAP) e João Paulo Godoy (Sete) falaram sobre o trabalho educacional das OSCs em espaços formais e informais, a importância das parcerias público-privadas e do terceiro setor na formação cidadã.
A conversa ficou gravada no nosso canal do YouTube e você pode acessar clicando aqui.
A segunda Roda de Conversa tratou de Inovação, educação e sustentabilidade: Projetos para uma educação transformadora. Nossos convidados, Livia Ribeiro (Reconectta) e Caio Dib (EcomAmor/Pipa Comunicação) trouxeram excelentes contribuições para se pensar inovação e sustentabilidade. Você também pode conferir a gravação da conversa aqui.
O segundo dia do Festival Educação para o Presente girou em torno de Plantio, compostagem, bioconstrução: práticas sustentáveis na cidade. O encontro foi realizado na Livraria Palavrear, onde recebemos André Baleeiro, Jacqueline Tomaz e Filemon Tiago, que compartilharam suas experiências na Compô (@c.compoo), na Plantadores de Água (@plantadoresdeagua) e na bioconstrução. No nosso Instagram, você pode conferir alguns registros da atividade.
O terceiro dia foi dedicado ao tema da ESG. Você conhece a sigla ESG? Ela vem do inglês e significa environmental, social and governance, ou seja, trata das práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. Recebemos, no Coletivo Centopeia, Lucas Spínola, que ministrou a palestra ESG na prática, e Leandra Santos e Núbia Carrijo, do Instituto Bancorbrás (@institutobancorbras), que participaram da Roda de Conversa, intitulada ESG e terceiro setor: como empresas e OSCs podem se conectar pela educação. No nosso Instagram, você também pode conferir os registros do dia.
No último dia do Festival Educação para o Presente, realizamos na praça do Coletivo Centopeia, a atividade Oficina com Crianças: A Cidade é um Ninho. Foi um momento lúdico e de muito aprendizado. A Oficina para Crianças, ministrada pelas educadoras da EcomAmor, Nina Porto e Verônica Izoton, convidou as crianças a refletirem sobre como pode ser a cidade dos seus sonhos. Fizeram uma pequena caminhada pela região próxima para reconhecer a cidade através de seus olhares, investigar as miudezas do caminho e semear possibilidades de espaços mais verdes e vivos.
Agradecemos a todas as pessoas parceiras, aos convidados, às organizações que apoiaram o evento (Livraria Palavrear e Coletivo Centopeia) pela contribuição para a realização do Festival, um momento tão importante para aprendizagem e divulgação das ações de sustentabilidade em Goiás.