Na quarta-feira, 13 de março, a diretoria da EcomAmor realizou visitas técnicas de diagnóstico em duas escolas selecionadas para implementação de hortas em 2019, o Centro de Ensino Drº Antônio Raimundo Gomes da Frota (CEPI Frota) e o Colégio de Aplicação do Instituto de Educação de Goiás (IEG).
As visitas fazem parte do projeto Da Horta para a Merenda, por meio do qual a EcomAmor vai implantar hortas urbanas agroecológicas em seis instituições públicas de ensino de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo ao longo do ano, para combater a insegurança alimentar e nutricional dos estudantes e garantir um espaço de aprendizagem, tendo a horta como uma extensão da sala de aula.
A EcomAmor trabalha com agricultura de base agroecológica, observando os princípios da agricultura orgânica e agroflorestal, da forma mais sustentável possível, com respeito ao meio ambiente e às características do espaço a ser transformado. Nas hortas que implementamos, utilizamos mudas de plantas alimentícias não convencionais e medicinais, além de hortaliças, respeitando a demanda de cada comunidade
Como explica a Tesoureira da EcomAmor, Rayana Ribeiro, “o objetivo da visita de diagnóstico é conhecer a realidade de cada escola e conseguir perceber quais as principais necessidades que poderemos atender tanto na implementação da horta quanto nas formações do Eixo 2”.
Durante a visita, a diretoria elabora um levantamento quantitativo e qualitativo do local, mapeando os indicadores e também os recursos humanos envolvidos, por meio de entrevistas com os diretores, professores e responsáveis pela horta e pela gestão da merenda. “Com esses dados, a gente vai fazer a medição de indicadores pro projeto e também pensar um acompanhamento do antes, durante e depois de cada escola, além de direcionar os encontros do Eixo 2 para atender melhor as expectativas de cada escola”, enfatiza Bárbara Lopes, Secretaria Geral da EcomAmor.
O trabalho da ONG nas escolas não encerra com a implementação da horta. “Após isso, voltamos para uma segunda visita em que aplicamos um novo questionário e faremos novas entrevistas para perceber quais foram os desafios percebidos pela escola após a horta e já prepararmos a escola para o segundo mutirão de manutenção”, declara Rayana.
O primeiro Dia de Horta da EcomAmor de 2019 acontece no próximo dia 30 de março, no Colégio Estadual Jesus Conceição Leal, e você pode acompanhar tudo pelo nosso perfil no Instagram .